sábado, 14 de maio de 2011

Levi Ramiro: uma viola entre o tradicional e o contemporâneo

Atendendo às diretrizes estabelecidas como prioridade pelo secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, de mesclar atrações regionais com as de artistas de renome nacional e internacional, o Pavilhão das Artes oferece ao público local uma apresentação cultural (masterclass) de Viola Caipira, com o violeiro e artesão paulista Levi Ramiro. O evento acontece na próxima quinta-feira (19 de maio), no Salão Nobre do Pavilhão, das 19 às 22 horas.
A propósito, a coordenadora do Pavilhão, Magna Domingos, esclarece: “Na verdade, trata-se mais de um workshop, com o Levi Ramiro fazendo uma apresentação ao público destacando as diversas nuances da viola caipira, desde a sua fabricação até os sons que se pode tirar do instrumento. Nas três horas de duração, ele vai interagir com o público demonstrando, na prática, as suas técnicas e práticas com a viola caipira”.
Nascido em Uru (SP) e hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão tem sua trajetória marcada inicialmente pelo violão que o acompanhou nas primeiras composições e nos primeiros festivais. A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento.
Vem se apresentando, como violeiro, por todo o Brasil desde 1997, com a gravação de seu primeiro trabalho, ao mesmo tempo em que divulga também o seu trabalho como artesão.
Na condição de músico instrumentista, tem participado de CDs de amigos, transitando entre o tradicional (“Folias do Brasil”, de Décio Marques) até o contemporâneo (“Razão da Raça Rústica”, do grupo paulistano Matuto Moderno).
Também tem composições gravadas em CDs de outros artistas, casos dos já citados Décio Marques e Matuto Moderno, e mais Ana Salvagni, Júlio Santin, Tânia Grinberg, Jorge Curuca e Adriano Rosa.
Aliás, o fato de transitar entre o tradicional e o contemporâneo, entre as várias facetas da música popular brasileira, é uma marca que está patente em todo o trabalho desenvolvido por Levi Ramiro pelos quatro cantos do país.
 Por outro lado, o artista também está bem antenado com as aspirações e os anseios da sociedade brasileira atual, como fica evidente em sua militância artística em favor da causa ambientalista. Suas composições com temas voltados à preservação da natureza foram usadas como trilha no vídeo educativo “Cerrado, o Berço das Águas”, produzido pelo Instituto Ambiental Vidágua. Bauru (SP). www.vidagua.org.br
Levi Ramiro ministrou várias oficinas de fabricação e toque de viola pelo Brasil, principalmente pelas Delegacias Regionais e Secretarias de Cultura em municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, destacando sua oficina “Fabricação da Viola Brasileira Feita com Cabaça”, ministrada também em várias unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=368981

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog